19 setembro 2015

Relatos de uma tentante - Hormônios Femininos

Oie meus amores!

Como vocês estão?

Eu estou bem, graças a Deus.

Tenho MUITO assunto pra contar, mas vou tentar manter o foco da postagem (coisa difícil pra mim, vocês sabem. Amo uma confusão de assuntos kkk) e só escrever sobre o tema mais cheio de expectativas do blog: Relatos de uma tentante




O último post foi sobre os exames masculinos e todos as suas dificuldades (Sim, infelizmente homem não tem a cultura de ir ao médico, tornando assim, qualquer procedimento "teoricamente", MUITO mais constrangedor). 
Quem não viu, veja agora: Relatos de uma tentante - Varicocele

Então, hoje vou explicar um pouco sobre os meus exames.


Como sabem, decidimos procurar ajuda médica após alguns anos de tentativa, em Dezembro/2014.
De cara (sem contar os exames de rotina), o ginecologista pediu exames hormonais (sangue) com a argumentação de que a obesidade dificulta à engravidar, através da liberação ou absorção demasiada dos hormônios.

Solicitação da dosagem hormonal:
- Prolactina: Hormônio responsável pela produção do leite materno, o que em excesso em mulheres não gestantes, podem causar o bloqueio da menstruação, ou seja, causando infertilidade ( é como se o corpo entendesse que a mulher está grávida, só que sem estar).
- Glicemia: Aumento de açúcar no sangue, conhecido popularmente como Diabetes. O que em níveis elevados, podem dificultar a ovulação feminina.
- FSH (Hormônio Folículo Estimulante): Hormônio responsável pela ovulação. 
- Testosterona Total: Conhecido como o "hormônio masculino", ele também é produzido no organismo feminino, no entanto, cerca de 30 x menos do que comparados ao masculino. Em excesso, além de intensificar o aparecimento dos pêlos, aumentos dos músculos, engrossamento da voz (sem esquecer do vulgo "gogó), é altamente prejudicial aos óvulos normais.
- LH (Hormônio Luteinizante): É o hormônio responsável pelo amadurecimento final dos óvulos e posterior a ovulação.

Resultados - Dezembro/2014:
- Prolactina: 23,71 (normal de 2,80 á 29,20 em mulheres não gestantes) #OK
- Glicemia: 96 (normal de 70 á 99) #OK
- FSH: 4,24 (normal de 2,00 á 34,50 em mulheres que ainda menstruam) #OK
- Testosterona total: 25,40 (normal de 20 á 119 em mulheres que ainda menstruam) #OK
- Hormônio Luteinizante: 5,09 (normal de 0,70 á 77 em mulheres que ainda menstruam) #OK

Ou seja, com esses resultados concluiu-se que a obesidade não têm interferido na minha saúde hormonal! #GRAÇAS.A.DEUS

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No entanto (que saco, sempre têm um "mas", né? kkk), em Junho/Julho de 2015, minha menstruação atrasou e novamente foi solicitado os exames hormonais já feitos em Dezembro/2014:
- FSH;                     - LH;                      - Prolactina; 
E mais alguns novos:
- TSH: Hormônio que induz a tireoide a produzir os hormônios T3 e T4, que regulam o seu funcionamento. O que em níveis baixos ou baixos, justificam irregularidades menstruais.
-T4 Total - Tiroxina: Hormônio estimulado pelo TSH. (Relacionado com o hiper ou hipotireoidismo)
- Hemograma Completo: Avaliar as células sanguíneas, ou seja, as da série branca e vermelha e contagem de plaquetas:

Resultados - Agosto/2015
- FSH: 2,89 (normal de 2,00 á 34,50 em mulheres que ainda menstruam) #OK
Hormônio Luteinizante: 3,97 (normal de 0,70 á 77 em mulheres que ainda menstruam) #OK
- Prolactina: 32,72 (normal de 2,80 á 29,20 em mulheres não gestantes) #NÃO.OK
- TSH: 2,693 (normal de 0,550 á 4,780 em adultos) #OK
- T4 TOTAL: 10,0 (normal de 4,5 á 12 em adultos) #OK
- Hemograma:
   - Série Vermelha:  VCM (Volume Corpuscular Médio) 78,20 (normal de 82,00 á 98) #NÃO.OK
Obs: Microcitose +. Ou seja, 
diminuição do tamanho dos eritrócitos (hemácias ou glóbulos vermelhos).A microcitose é frequentemente observada em anemias causadas por deficiência de ferro.

   - Série Branca: Nenhuma alteração. #OK
   - Plaquetas: 234mil (normal de 140 á 450mil) #OK

Ou seja, dessa vez houve alterações.
A ginecologista me passou encaminhamento ao Endócrino, pois essa alteração da Prolactina justifica o atraso da minha menstruação e pediu também, para eu acompanhar esse hemograma (e inicio de anemia) com o clinico geral. Mês que vem eu dou continuidade com esse processo de outros médicos!


Tenho duas observações:
: Ao entrar na sala da médica e ela ler brevemente meu prontuário, já me perguntou: "Seu esposo já operou da Varicocele?". Eu disse que não, pois havíamos encontrado outro médico que decidiu por tentarmos um tratamento menos invasivo, com remédios e vitaminas.
Sabe o que ela disse? "Ah, esquece. Sem a cirurgia vocês não vão conseguir!"
Eu olhei, pisquei, contei até 10 e me segurei para não rir... Minha vontade era dizer: "Minha filha, você que não conhece meu Deus!"
(Engraçado que o primeiro comentário negativo te abala, como contei AQUI, mas o segundo nem te faz cocegas. Você tá tão forte, tão confiante, que é ainda mais estimulante certas negatividades. Claro, a médica deve ter seus motivos para tais palavras (talvez o tratamento cirúrgico seja mais eficaz mesmo), mas talvez faltou um pouco de sensibilidade ao se expressar). #POR.UM.MUNDO.MAIS.SENSIVEL

Tenho duas ginecologistas (não é "chiqueza", é necessidade mesmo kkkk), uma pelo convênio (essa última que me pediu os exames e disse que não conseguiríamos kkk) e outra pelo SUS. A do convênio é mais pela rapidez da realização dos exames/consultas, a do "postinho" tenho mais confiança, liberdade, foi minha primeira médica, é um amor! (Terça, dia 22 tenho consulta com ela e vou levar todos os exames e pedir sua opinião, além de realizar exame de rotina).

Vamos aguardar.

Próximo post da TAG: 23/09 - Retorno da GO do posto
Próximo post com o tema Niver do Rog: 21/09

Grande beijo,
Ninna Bueno


PS: Tenho vergonha de vir aqui e não visita-los, mas tá complicado. Me perdoem!#CARA.DE.PAU :) Prometo regularizar tudo semana que vem!
PS¹: Dieta tá beeeem mais ou menos kkkkk
PS²: Amanhã (19) é aniversário do Rog, comprei o presente pela net, então, por "sorte" #SQN o Correio entrou de greve e não chegou. Só estragou minha surpresa, nada mais! kkk
Tive que mudar tudo de última hora e espero que dê certo. 
Domingo almoço em casa (família e amigos), tive que pintar umas paredes/portas/janelas que estavam feias essa semana e estou MUITO cansada com essa correria, mas sei que o sorriso e companhia de todos valerá a pena!  Segunda trago as fotos!


12 comentários:

  1. Oi minha lindona. Muito bom ler esse post e ver que vc está mais fortalecida em Deus, mais madura e cheia de fé Nele. Ele que tudo pode, confia Nele que o mais Ele fará. Um ótimo final de semana. E vc tá me devendo uma participação no Registrando o finde. Tô de olho! Rs
    Beijão ♡♡♡♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga, Deus é a nossa única fonte de força! Nunca estarei perdida com ele!
      Beijo♥

      Excluir
  2. Quanto exame né. Mas é bom, assim sabemos se esta tudo bem mesmo.
    É realmente, sempre tem uns médicos que são secos na hora de falar com a gente, e nos assusta. Outros são mais amáveis.
    Sobre o presente de Rog, que droga hien. Depois poste foto aqui do presente.
    glicemia ainda esta normal, mas pode dar uma diminuída, hein.

    Sim, a vontade de Deus lhe presenteará no momento certo.
    Vou voltar aqui para ler seus proximos post que deixou com uma chamada pra nós aqui. HEHEHE....
    Até mais. aguardo mais novidades.
    Iara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar, a dieta já voltou ao normal e vou tentar fazer a glicemia baixar mais um pouco.
      Obrigada pela preocupação! Beijo♥

      Excluir
  3. Oi
    Que vida dura essa de exames, mas eu sei que qdo Papai do Céu quer, nada é impossível.
    Logo a Nininha ou o Rogerinho estariam por aí.
    VC conhece a Ramini? Vou te mandar o link dela, ela é restante como você, um doce de pessoa, vai gostar.
    Um beijo e enquanto os babys não vem bora magrelar

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que bom que desta vez vc nao se incomodou com o que a medica disse!
    o que importa e o que vc acredita e que Deus tem preparado para voce!
    o resto e resto!
    amore relaxe! sabemos como anda corrido ja ja se aparece viu!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga, mas não vou deixar coisas ruins me desestabilizarem (palavras negativas), não posso, eu não aceito!!!
      Beijo♥

      Excluir
  5. #porummundomaissensivel por favor! Quanta indelicadeza e falta de "tato" com palavras.
    Deu vontade de falar pra ela "é por isso que é bom procurar a Segunda opinião" porque a primeira não deu muitas opções rsrsrs
    Um grande Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marjorie, isso mesmo. Você reproduziu bem minha vontade! kkk
      Mas mantive minha sabedoria e equilíbrio e só absorvi coisas uteis! (Porque negatividade não serve pra nada de bom, né?)
      Beijo♥

      Excluir
  6. Ninna! Menina, fico aqui na torcida por você. Acompanho seus relatos de tentante, e os relatos de emagrecimento também, já há algum tempo. Eu retomei minha vida de blog light hoje, com um novo blog. Lá eu conto minha história. Vai me fazer uma visitinha, vai? Já te linkei nos blogs favoritos lá! Vou continuar acompanhando seus relatos, e agora ler seu post com calma, hehe! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fernanda pela torcida!
      Vou conhecer seu cantinho! Beijo♥

      Excluir